A GRANDE ALIADA DOS SÍNDICOS, A LIMPEZA PREDIAL !
19 de agosto de 2019
ENTENDA A IMPORTÂNCIA DOS ALARMES DE SEGURANÇA NOS CONDOMÍNIOS
9 de setembro de 2019
Exibir tudo

TURNOVER: O QUE É! E COMO DEVE SER APLICADO.

Turnover: O que é! E como deve ser aplicado

 

Turnover é um termo da língua inglesa que significa "virada"; "renovação"; "reversão" sendo utilizado em diferentes contextos. É um conceito muito utilizado na área de RH (Recursos Humanos) para designar a rotatividade de funcionários em um determinado período dentro de uma organização. Refere-se à relação entre as admissões e os desligamentos dos profissionais ocorridos de forma voluntária ou involuntária, em um determinado período. Para definição dos objetivos específicos se faz necessário fazer o levantamento de dados na empresa em questão, identificar ferramentas e métodos para minimizar a rotatividade e fazer a análise dos motivos dos desligamentos, já que em certos casos esse alto fluxo de funcionários pode prejudicar alguns fatores corporativos, como, por exemplo, aumento no custo de recrutamento, seleção e treinamento. É importante ressaltar que a perda frequente de funcionários contribui negativamente na eficiência da empresa e pode ser mal vista aos olhos da sociedade e do mercado de trabalho.

 

Motivos/maiores causas

Existem diversos fatores que podem ocasionar o alto índice de turnover, para facilitar o entendimento, é feita uma divisão básica, sendo elas causas internas e causas externas.

 

Causas internas:

  • Baixos salários;
  • Falta de benefícios;
  • Falta de segurança no emprego;
  • Falta de oportunidades de desenvolvimento ou de crescimento profissional;
  • Relacionamento com a chefia imediata;
  • Localização da empresa;
  • Ambiente de trabalho.

 Causas externas:

  • Conjuntura econômica;
  • Instalação de novas empresas;
  • Expansão ou redução dos negócios;
  • Outras oportunidades de emprego.

  

Possíveis controles para diminuir

 Agora que sabemos o que é turnover e quais as consequências que ele pode causar, é extremamente importante entender formas de diminuir o índice. Separamos alguns pontos que podem ajudar neste caso.

 

  • Definição dos requisitos da contratação

Entrevistar e examinar os candidatos com cautela é primordial para entender suas competências e sua postura profissional, de maneira que seja clara a compatibilidade com a vaga e as políticas e cultura da empresa, desta maneira evitando mal estar futuro.

 

  • Motivação constante!

Estimular a equipe nem sempre é fácil, logo é importante entender o que os motiva, uma maneira simples de fazer isso são com os feedback, onde o funcionário é ouvido e pode ser pontuado, desta forma facilitando o entendimento entre as duas partes.

Premiações, bônus e comissões por metas alcançadas e outros incentivos serão estimulantes para a equipe.

 

  • Reconhecimento no trabalho

Encontrar maneiras de introduzir feedbacks positivo é um passo importante, mostrar ao funcionário que seu trabalho está sendo valorizado e sendo um diferencial, pode gerar motivação e respeito dentro da equipe. Gestos simples como mostrar aos superiores um projeto e elogiar podem agregar bastante.

 

  • Ambiente de trabalho agradável

Acordar para ir ao trabalho e ter o pensamento que irá para um lugar agradável é gratificante. Hoje há empresas que fazem diversos estudos e modificações no ambiente de trabalho para deixar cada vez mais agradável e ajustado aos funcionários.

Algumas organizações fazem em investimos usando criatividade para atender seus colaboradores, por exemplo, dia da massagem, espaço para um cochilo pós almoço, entre outros.

 

Ações do grupo MAVE

No grupo Mave temos como parte da nossa cultura cuidar dos nossos colaboradores como parte de uma grande família. Investimos e auxiliamos no crescimento profissional, trazemos uniformes de qualidade, um sistema de alta performance para atendimentos aos funcionários se comunicar com todas as áreas a qualquer hora, zelamos para termos todos os pagamentos dentro da data combinada na contratação isto com o intuito de nos tornar cada vez mais fortes e unidos. Hoje temos o orgulho de poder dizer que temos colaboradores com mais de 20 anos de casa.

 

Bibliografia:

https://www.significados.com.br/turnover/

 

Open chat
1
Olá.
Gostaria de solicitar um orçamento ?
Powered by