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O QUE É GESTÃO DE FACILITIES ?

Gestão de facilites, em inglês facilities management, ou até mesmo gestor de facilidades, foi um termo criado em 1960, nos Estados unidos para identificar o responsável pela funcionalidade dos setores de uma organização.

      Esta é a atividade de coordenar e gerenciar as áreas que levam as funcionalidades para diversos setores, realizando o gerenciamento das práticas interdisciplinares, que são fundamentais para o cenário empresarial, pois, inclui fatores que interferem diretamente da forma que a empresa é vista por seus colaboradores, cliente e parceiros.

       A gestão de facilites se mostrou fundamental para a saúde e prosperidade das organizações, então vamos explicar os pontos essenciais para você entender sobre esse assunto.

 

 Principais serviços da gestão de facilities:

      Essas são as atividades mais frequentes que podem ser responsabilidade de um(a) Gestor(a) de Facilities.

Vamos destacar dentre essas as mais comuns no mercado predial.

 

  • Civil(reformas);
  • Fluxo de Documentos;
  • Hidráulica;
  • Limpeza;
  • Mensageria;
  • Paisagismo;
  • Segurança;
  • Serviços de transporte;
  • Técnica;
  • Elétrica;
  • Entre outros.

 

  • Limpeza

As organizações que se importam e prestam as devidas atenções para os serviços de limpeza, organização e conservação, são as que entendem o quanto é importante para manter o bem-estar das pessoas que estão no ambiente.

Os ambientes sempre limpos e organizados se tornam mais funcionais e estimulante aos funcionários, fazendo que tenham melhores desempenhos em suas atividades.

  • Segurança

Como ponto fundamental para qualquer organização a segurança tem seu certo nível de importância dentro da gestão de facilites.

É responsável por prover a segurança física da empresa, seus colaboradores e seus bens.

 

  • Manutenção

Ter um time de manutenção organizado e pronto para os possíveis reparos é essencial para qualquer empresa/prédio.

Mantendo a ordem desses profissionais pela gestão de facilites é de grande vantagem, já que muitas vezes não podemos prever quando equipamentos irão precisar de reparos.

Entre esses profissionais podem se encontrar, eletricistas, encanadores, entre outros.

 

 Quem é o profissional de gestão de facilities?

       O Profissional de gestão de facilities é responsável pelo funcionamento de condomínios, grandes empresas e outros tipos de organizações. Suas atividades oferecem suporte interno aos setores e colaboradores, com o intuito de tornar mais fácil a realização das funções das equipes, através de um planejamento estratégico.

 É ideal que o(a) gestor(a) tenha facilidade para o relacionamento interpessoal e habilidades multidisciplinares, pois, terá contato com diversas equipes diariamente, logo, gestão de pessoas e negociação são outras competências importantes. As formações ideais para o cargo é engenharia, administração de empresas ou arquitetura, dominar outros idiomas pode ser considerado outro pré-requisito.

 A importância da Gestão de Facilities

 A gestão de facilities tem como objetivo, organizar as áreas para que tenham maior sucesso e efetividade nas suas atividades ao menor custo. A administração das facilities começa com a contratação dos serviços de apoio de que a sua empresa necessita. Muito útil quando é preciso voltar todas as atenções ao produto ou atividade-fim.

Pesquisa da CompWalk mostra quais os segmentos que mais demandam por gerenciamento de facilidades:

  • Bancos – 49%
  • Saúde – 39%
  • Farmacêutico – 36%
  • Energia – 34%

 

Utilizar a gestão de facilities resulta em equipes mais organizadas e alinhadas, desta forma otimizando suas rotinas e também em redução de custos fixos, assim aumentando a satisfação dos seus clientes.

 Como a terceirização otimiza a gestão de facilities?

 A terceirização de serviços para facilities já se tornou uma prática comum entre as organizações, pois, é uma das maneiras mais eficientes de otimizar processos e reduzir custos.

Com equipes especializadas a terceirização pode facilitar diversos processos das organizações, com custos menores.

Ter um contratado cuidando dessas funções representa economia de tempo e de recursos, que poderão ser investidos nos processos fundamentais da companhia, otimizando seus resultados.

O GRUPO MAVE atende às necessidades dos clientes com mão de obra qualificada nos serviços de portaria, recepção, jardinagem, zeladoria, recepcionista, copeira, manutenção, bombeiro civil, limpeza e conservação e limpador de vidros, que trabalham com total interação com os profissionais do setor de segurança e garantem um trabalho completo e eficiente. Todo o planejamento é elaborado através do levantamento técnico, que envolve diagnóstico, procedimento e ação.

 

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